Bom, Sei que existem muitos tutoriais desse mas, vi Algumas Pessoas Pedindo Ajuda Com Portões, então decidi fazer esse Tutorial:
1º No Topo do GM/FS:
2º Criamos o Objeto/Portao
3º Agora Vamos Fazer o Comando Para Abrilo e Fechalo:
4º Agora Depois de Criarmos os Comandos Para Abrir e Fechalo Vamos Fazer Com Que Eles Se Movam Ao Apertar uma Tecla:
5º Tambem há a Opçao de Fazelo abrir assim que chegar proximo ao portao, sem aperar tecla ou digitar comando:
Explicando alguma Funções:
-MoveObject: Essa Função Faiz Com Que Um Objeto se Movimente
-SendClientMessage: Essa Funçao Manda uma Mensagem ao Player:
-SetTimer: Essa Funçao Depois de Um Certo Tempo, chama outra public, repetidamente, ou nao
-OnPlayerCommandText: Faz com que o player execute um comando
Cretidos:
*Panico-Tutorial
Ades-Enche o SACO pra coloca mais coisa -qq
1º No Topo do GM/FS:
pawn Code:
new portaoex;//Criamos a Variavel para definir o nosso objeto new portaoaberto;//Crimos Outra Variavel para definir se o portao esta aberto ou fechado
2º Criamos o Objeto/Portao
pawn Code:
//Coloque em: OnFilterScriptInit ou OnGameModeInit portaoex = CreateObject(980,786.50000000,-1152.40002441,25.39999962,0.00000000,0.00000000,94.00000000);//Portao Fechado //Portao de Exemplo, use um editor de mapas(MTA, MapEditor) e crie o seu
3º Agora Vamos Fazer o Comando Para Abrilo e Fechalo:
pawn Code:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[]) { if(strcmp("/abrirportao", cmdtext, true) == 0) { if(portaoaberto == 0)//Se o Portao Extiver Fechado Vai Executar: { MoveObject(portaoex, 786.50000000,-1152.40002441,32.39999962,3.0,0.00000000,0.00000000,94.00000000);//Cordenadas do Portão Aberto SendClientMessage(playerid, 0xF60000AA, "Abrindo O Portao !");//Isso Manda a Mensagem Parra o Player portaoaberto = 1;//Seta que o portao foi aberto SetTimer("fportao", 10000, false);//Depois de 10 Seg Chama a public "fportao" para fechalo SetTimer("longeportao" ,15000, false);//Depois de 15 Seg chama a public "longeportao" para definilo novamente como fechado } } return 0; } forward fportao(playerid); public fportao(playerid)//Public que e Chamada Para Fechar o Portao, apos 10 Seg depois de Digitar o Comando { MoveObject(portaoex, 786.50000000,-1152.40002441,25.39999962,3.0,0.00000000,0.00000000,94.00000000);//Cordenadas do Portão Fechado SendClientMessage(playerid, 0xF60000AA, "Fechando O Portao !");//Manda A Mensagen ao Player return 1; } forward longeportao(); public longeportao()//Apos a Public Ser Chamada Vai: { portaoaberto = 0;//Definir que o Portao esta fechado }
4º Agora Depois de Criarmos os Comandos Para Abrir e Fechalo Vamos Fazer Com Que Eles Se Movam Ao Apertar uma Tecla:
pawn Code:
public OnPlayerKeyStateChange(playerid, newkeys, oldkeys)//Essa Public e Chamada Cada Vez que Apertamos uma Tecla no Teclado { if(newkeys==KEY_CROUCH)//Se a tecla Apertada for: H { if(IsPlayerInRangeOfPoint(playerid, 10.0, 786.50000000,-1152.40002441,25.39999962))//E Estiver Nas Possicoes proximas ao Portao: { if (IsPlayerInAnyVehicle(playerid))//E Estiver dentro de um veiculo: { OnPlayerCommandText(playerid,"/abrirportao");//Vai digitar o comando Automaticamente } } } if(newkeys==KEY_SECONDARY_ATTACK) //Ao Apertar F / Enter: { if(IsPlayerInRangeOfPoint(playerid, 10.0, 786.50000000,-1152.40002441,25.39999962))//E Estiver Nas Possicoes proximas ao Portao: { if (!IsPlayerInAnyVehicle(playerid))//E Esriver Fora de um veiculo: { OnPlayerCommandText(playerid,"/abrirportao");//Vai digitar o comando } } } return 1; }
5º Tambem há a Opçao de Fazelo abrir assim que chegar proximo ao portao, sem aperar tecla ou digitar comando:
pawn Code:
public OnPlayerUpdate(playerid)//Essa Public é Chamada a Cada atualizaçao do player/movimento(EU IMAGINO) { if(IsPlayerInRangeOfPoint(playerid, 10.0, 786.50000000,-1152.40002441,25.39999962))//Se Estiver Nas Possicoes proximas ao Portao: { if(portaoaberto == 0)//Se e o Portao nao extiver aberto { OnPlayerCommandText(playerid,"/abrirportao");//Vai digitar o comando } } return 1; }
Explicando alguma Funções:
-MoveObject: Essa Função Faiz Com Que Um Objeto se Movimente
Code:
*portaoex: ID do Objeto a Ser Movimentado(aquele que definimos no topo do GM/FS e na OnFilterScriptInit ou OnGameModeInit)
*786.50000000,-1152.40002441,32.39999962: Essas Sao as Cordenadas X,Y,Z que o objeto sera movimentado
*3.0:Isso Define a Velocidade com que o objeto vai se movimentar
*0.00000000,0.00000000,94.00000000: Sao As Rotaçoes X,Y,Z
*OBS: Para Veja quem na hora de abrir e fechar o portao as cordenadas sao diferentes:
-MoveObject(portaoex, 786.50000000,-1152.40002441,32.39999962,3.0,0.00000000,0.00000000,94.00000000);//Cordenadas do Portão Aberto
-MoveObject(portaoex, 786.50000000,-1152.40002441,25.39999962,3.0,0.00000000,0.00000000,94.00000000);//Cordenadas do Portão Fechado
Code:
*playerid: id do player que esta digitando o comando
*0xF60000AA: Cor
*Oque esta Entre Aspas("Aki"), é a mensagem ao ser mandada ao player
Code:
*"fportao":Primeiro Tem que Ser Definido a Public a ser chamada(neste caso: "fportao")
*10000: Definimos os tempo(1000 = 1 seg)
*False: Para nao ficar repetindo de 10 em 10 Seg(se fosse true, a public "fportao" seria chamada repetidamente)
Cretidos:
*Panico-Tutorial
Ades-Enche o SACO pra coloca mais coisa -qq
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