Tutorial sobre o básico do pawn
Nesse tutorial irei ensinar algumas funções básicas sobre o pawn,
irei ensinar como criar comandos simples e comandos com restrições, irei ensinar as funções basicas das if
E também irei explicar para que serve uma variavel e a diferença de uma variavel global e local
Primeiramente para que serve uma variável?
R:
Uma variável serve para definir algo por exemplo:
#define Detetive 1
Nesta variável eu estarei definindo o emprego detetive para 1.
ou também podemos fazer assim
new Detetive;
Detetive = 1;
desse modo também estarei definindo detetive para 1.
Dois qual a diferença de uma variável global para um variável local?
R:
A variável global é aquela que define no topo do Game mode.
O que isso significa?
Isso significa que ela poderá ser usada para varias funções, sem ter que defini a novamente.
E o que significa uma variável local?
R:
Uma variável local é aquela que você define no local da função por exemplo:
pawn Code:
CMD:meunome(playerid) { new PlayerName[MAX_PLAYER_NAME];// Aqui estou definindo uma variavel local, ela esta dentro do comando ela esta entre as chaves new String[20]; format(String, sizeof(String), " Seu nome é %s", PlayerName); SendClientMessage(playerid, -1, string); return true;
Você se pergunta qual sentido disso?
R:
O sentido disso é que essas variável só ira funcionar entre essas chaves, elas estão praticamente presas entre essas chaves.
Terceira parte: Funções básicas do pawn
Uma das funções mais basica do pawn é as if que significa se em português por exemplo:
R:
O sentido disso é que essas variável só ira funcionar entre essas chaves, elas estão praticamente presas entre essas chaves.
Terceira parte: Funções básicas do pawn
Uma das funções mais basica do pawn é as if que significa se em português por exemplo:
pawn Code:
CMD:vida(playerid, params[]) { if(PlayerInfo[playerid][Admin] >= 1) // o sentido desse código é se o playerinfo do admin for = ou maior que 1, o que estiver dentro das chaves ira acontecer { SetPlayerHealth(playerid, 100) } if(PlayerInfo[playerid][Admin] =< 0)// e aqui a if quer dizer e se o player info da pessoa for = ou menor que zero o que estiver dentro das chaves ira ocorrer. { SendClientMessage(playerid, -1, "[ERRO]Você não tem permissão para usar esse comando"); } return true; }
Agora vamos para o mais avançado, já que agora você já sabe um pouco mais sobre a linguagem pawn.
Irei ensinar como criar um comando simples
Na public OnPlayerCommandText
OBS: todos comando devem ser na public onplayer command text
Irei criar um comando em strcmp
pawn Code:
if (strcmp("/vida", cmdtext, true, 10) == 0) { return 1; } // Esse é o comando limpo sem nenhuma função agora irei dar um exemplo de um comando com alguma função if (strcmp("/vida", cmdtext, true, 10) == 0) { // abre as chaves do comando para ler o que esta dentro do comando SetPlayerHealth(playerid, 100);//Essa função ira setar 100 de life para o player }
Explicações:
playerid: Pegar o id do player
100: é o tanto de health que vai setar para o player
Agora vamos com o modo mais avançado que é os comandos com restrições
playerid: Pegar o id do player
100: é o tanto de health que vai setar para o player
Agora vamos com o modo mais avançado que é os comandos com restrições
pawn Code:
if (strcmp("/vida", cmdtext, true, 10) == 0) { SetPlayerHealth(playerid, 100); return 1; } //esse é o comando sem restrição nenhuma agora irei dar uma exemplo de comando com restrição if (strcmp("/vida", cmdtext, true, 10) == 0) { if(PlayerInfo[playerid][Admin] =< 0) return SendClientMessage(playerid, -1 "[ERRO] Você não permissão para usar este comando"); // esse if sera pra mandar uma mensagem pro player caso ele não for admin if(PlayerInfo[playerid][Admin] >= 1) // Já nesse if verifica se o player tem level 1 de admin {// caso ele tenha ira acontecer o que tem dentro das chaves SetPlayerHealth(playerid, 100); } return 1; }
é pessoal meu tutorial é isso. Espero que gostem fiz mais por não ter nada pra fazer.
Espero que ajude os novatos, e se verem algum erro me avise.
Créditos: Matheus_Alcapone
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